Caxias-MA 27/09/2024 10:26

PUBLICIDADE

Educação

IFMA Caxias: inscrições para curso de Beneficiamento de Pescado terminam na sexta

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente ou pela internet.

Por: Ascom/ IFMA | Data: 25/09/2024 13:48 - Atualizado em 25/09/2024 13:48
Compartilhar

Vai até sexta-feira (27) o prazo de inscrição para o curso de Operador de Beneficiamento de Pescado do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. A qualificação profissional será ofertada na modalidade presencial e terá uma carga horária de 200 horas. A oferta faz parte da Linha de Fomento da Bolsa-Formação Aquicultura, promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), em parceria com a Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). No âmbito institucional, o Campus Caxias atua com a Coordenadoria de Programas Especiais vinculados ao Bolsa Formação no IFMA (PROGESP), do Centro de Referência Tecnológica (CERTEC).

Serão disponibilizadas 40 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente no campus ou por meio de um formulário eletrônico disponível no site do IFMA. A seleção será realizada em duas etapas: análise de documentos e ficha de inscrição, seguidas de uma entrevista. Os candidatos aprovados além do número de vagas serão incluídos em um cadastro de reserva para futuras turmas.

As aulas teóricas serão realizadas no IFMA Campus Caxias. O curso visa capacitar o operador nas áreas de beneficiamento de pescado e em boas práticas de manipulação de alimentos, proporcionando aos alunos uma melhor atuação no mercado de trabalho e oportunizando resultados positivos e sustentáveis. Além disso, busca desenvolver competências para atuação em empresas públicas, privadas e com empreendedorismo individual ou coletivo.

Ao concluírem o curso, os estudantes deverão demonstrar habilidades como manejo pós-captura, processamento e conservação do pescado; utilização das normas técnicas de higiene e segurança no trabalho; desinfecção de instalações e equipamentos na indústria do pescado; seleção e processamento do pescado como matéria-prima; observação das boas práticas de fabricação na etapa de processamento; e realização de processos de filetagem e cortes de pescado, produtos, subprodutos, resfriamento, congelamento, embalagem, armazenamento e transporte. Os formandos também estarão aptos a atuar como microempreendedores nas áreas de processamento e beneficiamento do pescado.

Para mais detalhes, os interessados podem acessar:

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: