O Campus IFMA Caxias está com editais abertos para a seleção externa de profissionais para atuar como professores dos cursos Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Aquicultor e Operador de Beneficiamento de Pescado, ofertado na modalidade formação inicial e continuada (FIC) pela linha de fomento Aquicultura. O período de inscrições, gratuitas, se encerra nesta sexta-feira (16), e os candidatos selecionados desempenharão suas atividades nas cidades de Caxias e Colinas, lecionando diferentes componentes curriculares dos cursos. A seleção visa tanto ao preenchimento das vagas quanto, para determinados componentes curriculares, à formação de cadastro de reserva.
De acordo com os editais de seleção (ver links abaixo), a seleção para a função de professor externo compreenderá duas fases: eliminatória, correspondente à análise dos documentos anexados no ato de inscrição; classificatória, referente à avaliação de títulos. Servidores do quadro permanente do IFMA não poderão participar da seleção. No entanto, professores que estejam trabalhando como substitutos ou temporários podem realizar a inscrição no certame.
Consulte os editais:
Edital Nº 174/2024 (atuação em Caxias)
Edital Nº 176/2024 (atuação em Colinas)
Para o curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, as vagas se destinam aos componentes curriculares do módulo de formação básica (Informática Básica, Noções de Português e Comunicação, Matemática Básica, Empreendedorismo, e Economia Solidária) e formação específica (Ética e Profissionalismo do Agente em Desenvolvimento Cooperativista, Introdução ao Cooperativismo, Aspectos Legais da Constituição de uma Cooperativa, Gestão de uma Cooperativa, Contabilidade Aplicada ao Cooperativismo, Gestão de Pessoas e Liderança, Marketing Aplicado ao Cooperativismo, Cooperativismo na Prática, e Elaboração de Projetos e Captação de Recursos).
No curso de Aquicultor, a seleção visa ao preenchimento de vagas (ou formação de cadastro de reserva) nos seguintes componentes curriculares: Noções Básicas de Português, Noções Básicas de Matemática, Educação Ambiental, Segurança do Trabalho, Empreendedorismo e Marketing, Noções de Construção e Manejo de Viveiros, Qualidade da Água na Piscicultura, Aquicultura I, Aquicultura II, e Processo Inicial do Pescado.
Já no curso Operador de Beneficiamento de Pescado, as vagas se aplicam aos módulos do núcleo fundamental (Noções de Português e Comunicação, Matemática Básica), núcleo articulador (Gestão e empreendedorismo, Ética e cidadania) e núcleo tecnológico (Noções de Microbiologia de Alimentos, Higiene e controle de qualidade do pescado, Processamento e beneficiamento do pescado, Métodos de conservação do pescado, Matérias-primas de origem pesqueira, Princípios básicos de sustentabilidade).
A divulgação do resultado final do processo seletivo tem previsão para o dia 30 de agosto.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE