PUBLICIDADE

Caxias

Lançado livro em homenagem a Gonçalves Dias

Dividido em quatro capítulos meticulosamente elaborados, revela a trajetória amorosa, o canto lírico sobre pátria e natureza, a melodia dos versos e a introspecção da alma de Gonçalves Dias.

O professor Joniery Rubim de Souza, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), lançou o livro "Entre Palmeiras e Estrelas: um Tributo a Gonçalves Dias em seu Bicentenário". A obra, com o selo da Editora Paco Editorial, foi escrita em parceria com a professora Mercilene Torres.

Celebrando o bicentenário de Antônio Gonçalves Dias em 2023, o livro é uma imersão literária na vida e obra do grande poeta maranhense. Dividido em quatro capítulos meticulosamente elaborados, revela a trajetória amorosa, o canto lírico sobre pátria e natureza, a melodia dos versos e a introspecção da alma de Gonçalves Dias.

A professora Mercilene destaca que a combinação de prosa e poesia oferece uma abordagem interessante para explorar a vida e a obra desse grande poeta brasileiro. "A narrativa do primeiro capítulo, 'Entre Terras e Amores', que trata da chegada do pai de Gonçalves Dias, João Manoel Gonçalves Dias, um comerciante português que se instalou no Brasil, traz um mergulho fascinante no contexto histórico e socioeconômico da época, incluindo a proximidade com a adesão à independência do Brasil. A trajetória do pai do poeta até o trágico falecimento na costa do litoral maranhense é um pano de fundo rico para compreender a vida e as influências de Gonçalves Dias", explica Mercilene Torres.

Mais do que uma homenagem, segundo os autores, este livro é um chamado à valorização da rica cultura brasileira, reforçando a importância de perpetuar os legados que moldam nossa identidade nacional. "Os outros três capítulos, compostos por poemas inspirados em obras consagradas de Gonçalves Dias, são uma celebração poética da obra desse grande escritor. A diversidade de temas abordados nos poemas, inspirados em obras como 'Canção do Exílio' e dedicados à amada do poeta, Ana Amélia, certamente oferece aos leitores uma oportunidade única de apreciar e homenagear o legado literário de Antonio Gonçalves Dias", afirma Joniery. A combinação de prosa e poesia, de acordo com o autor, juntamente com a contextualização histórica, cria uma experiência envolvente para os leitores interessados na vida e na obra desse renomado poeta brasileiro.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: