PUBLICIDADE

Maranhão

Mulheres ganham 18,1% menos que homens no Maranhão, aponta relatório

É o que aponta o relatório de transparência salarial divulgado nessa segunda-feira (25) pelos Ministérios das Mulheres e do Trabalho, que revelou uma sondagem feita em empresas com 100 ou mais funcionários.

O Maranhão lidera o ranking de plano de cargos e salários para as mulheres, mas as mulheres maranhenses ganham 18,1% menos que os homens. É o que aponta o relatório de transparência salarial divulgado nessa segunda-feira (25) pelos Ministérios das Mulheres e do Trabalho, que revelou uma sondagem feita em empresas com 100 ou mais funcionários.

Segundo o relatório, esse perfil é uma exigência legal, que dispõe sobre igualdade salarial e critérios remuneratórios entre homens e mulheres. No estado do Maranhão, em cargos de dirigentes e gerentes, a diferença de remuneração chega a 22,3%.

As mulheres negras, embora estejam em maior número no mercado de trabalho maranhense, recebem menos que as mulheres brancas. A remuneração média da mulher negra é de R$ 2.461,32. A remuneração da mulher não negra é, em média, de R$ 3.144,63.

Ainda conforme o estudo, apenas 13,6% das empresas no Maranhão adotaram políticas de incentivo à contratação de mulheres LGBTQIAP+, 18% incentivam o ingresso de mulheres com deficiência, e apenas 3,2% tem programas específicos de incentivo à contratação de mulheres vítimas de violência.

O relatório também apontou que 63,7% das empresas maranhenses possuem planos de cargos e salários, 30,7% adotam políticas para promoção de mulheres a cargos de direção e gerência, 27,1% têm políticas de apoio à contratação de mulheres e 20,1% adotam incentivos para contratação de mulheres negras.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: