PUBLICIDADE

Saúde

Ministério da Saúde reforça alerta sobre uso de pomada capilar durante o Carnaval

Campanha recomenda atenção redobrada durante a folia, período em que o cosmético é muito utilizado.

Por: Ministério da Saúde | Data: 11/02/2024 09:39
Compartilhar

Desde o ano passado, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) têm reforçado as orientações sobre o uso de pomadas para modelar, trançar ou fixar os cabelos. Em dezembro, os sistemas de informação da Anvisa e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do ministério, registraram um aumento substancial nas notificações de eventos adversos e casos de intoxicação exógena, com o cancelamento do registro de cerca de 1,2 mil produtos, que se somam a outros 1,7 mil ao longo do ano passado.

Com a chegada do Carnaval, a pasta se juntou à Anvisa nas ações de comunicação que educam sobre os cuidados necessários. Nas redes sociais do Ministério da Saúde estão sendo divulgados conteúdos voltados para consumidores, profissionais de beleza e trabalhadores da saúde.

Principais cuidados

As pomadas modeladoras são comumente aplicadas na manutenção de penteados, especialmente em tranças, como uma alternativa para aumentar a durabilidade e melhorar o acabamento. Mas, é preciso tomar cuidado para usar apenas produtos que sejam registrados pela Anvisa, lendo atentamente as instruções, se atentando quanto ao uso excessivo e os testes de alergia.

Uma das condições para autorização de venda é que o produto não esteja envolvido em qualquer evento adverso grave desde a sua entrada no mercado. Outro ponto é a composição: unidades que apresentaram concentração superior a 20% do ingrediente Ceteareth-20 em sua composição foram proibidos.

As empresas também têm de apresentar licença sanitária; rotulagem com explicação detalhada, incluindo a quantidade ideal do produto a ser aplicado; avaliação de segurança cutânea e ocular; e declaração ou avaliação que ateste a segurança do cosmético. Outra condição é ter a forma física declarada como "pomada".

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: