A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, no começo da tarde dessa quinta-feira (30), um transporte irregular de madeira serrada no povoado Brejinho.
Por volta das 12h40, no km 579 da BR-316, uma equipe PRF visualizou, estacionado em uma borracharia ao lado de um posto de venda de combustíveis, um caminhão com placas da Paraíba, com a carga característica de estar transportando madeira serrada e a carga ultrapassando os limites da carroceria.
Após a abordagem policial, se apresentou como motorista do caminhão um homem de 31 anos. Ele foi indagado sobre o que estava transportando e informou à PRF ser madeira serrada de origem nativa oriunda do estado do Pará.
Foi solicitada então a documentação pessoal, do veículo e da carga, sendo apresentada a Guia Florestal (GF) e o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica autorizando o transporte de 19,5m³ de madeira serrada.
Os policiais rodoviários suspeitaram da quantidade transportada e realizaram a cubagem da carga, obtendo um volume total aproximado de 36m³ que, após aplicado o desconto concedido pelo Manual de Procedimentos do IBAMA que é de 30%, obtêm-se o valor de 25m³, excedendo em quase 6m³ o valor autorizado, caracterizando assim a irregularidade ambiental.
Veículo e carga ficaram no pátio da Unidade Operacional da PRF à disposição do órgão ambiental competente para as providências cabíveis. O condutor se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE