PUBLICIDADE

Esporte

Caxias é contemplada com TEA Ativo, voltado para promover a prática de atividades físicas para crianças e adolescentes autistas

Maranhão será o primeiro estado a receber o programa.

Por: Secom/ Governo do Maranhão | Data: 25/11/2023 16:45
Compartilhar

O Maranhão será pioneiro na implantação do novo programa federal para democratização do acesso ao esporte, o TEA Ativo, e receberá estruturas esportivas em 30 cidades. Este e outros anúncios do Governo Federal ocorreram durante o encerramento da Caravana Federativa, nessa sexta-feira (24). Na ocasião, o governador Carlos Brandão agradeceu a parceria do Governo Federal e convidou os presentes para a reinauguração do Ginásio Georgiana Pflueger, conhecido popularmente como Castelinho.

“Vamos reinaugurar o Ginásio Georgiana Pflueger e em parceria com o Ministério do Esporte vamos realizar um grande campeonato de vôlei com maranhenses e campeões nacionais. Com recursos do Estado, fizemos uma reforma geral e também vamos dar acessibilidade, com rampas e elevador, ao prédio que foi construído na década de 1980”, frisou Brandão.

O ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou a criação do TEA Ativo, programa voltado para crianças e jovens com autismo que terão o suporte necessário para a prática de atividades esportivas. O Maranhão será o primeiro estado a receber o programa, com implantação em Caxias no próximo mês e posteriormente nas cidades de São Luís e Imperatriz. A partir de 2024, o programa será estendido para todo o país, incialmente em cidades do Nordeste, depois Sul e Sudeste e por fim Centro-Oeste e Norte.

“Há 15 anos tínhamos várias crianças e jovens com autismo, mas não tínhamos o conhecimento que a ciência tem hoje e muitas vezes o jovem não tinha o suporte adequado. Pensando nisso, vamos instituir em Caxias um programa pioneiro. O Maranhão vai dar exemplo no que diz respeito a um tratamento efetivo e de qualidade para todos aqueles que tenham o espectro do autismo”, pontuou André Fufuca.

Ele explicou que a execução do TEA Ativo atende a um pedido do presidente Lula para recriação do programa Segundo Tempo, que agora contará com três vertentes: uma para atendimento de pessoas com autismo, outra para universitários e a terceira com a base geral de atuação, direcionada a áreas de vulnerabilidade social.

O ministro André Fufuca também anunciou que o Maranhão terá estruturas esportivas comunitárias em 30 cidades. Cada estrutura compreende um verdadeiro complexo esportivo com quadra society, quadra de basquete, playground, quadra de beach tennis, área de cooper, além de iluminação. A estrutura é instalada com contrapartida dos municípios que devem fornecer o terreno e o serviço de terraplanagem.

“De 240 propostas que o ministério pode aprovar esse ano, nós tivemos 4,2 mil solicitações de todos os municípios do Brasil, esta é a terceira solicitação mais pedida, e eu gostaria de anunciar 30 estruturas esportivas comunitárias para 30 cidades no Maranhão”, declarou.

Parceria com os municípios

Os anúncios realizados durante o encerramento da Caravana Federativa coroam a ação do Governo Federal, que tem como principal objetivo aproximar as gestões públicas para levar programas e serviços federais a todos os brasileiros. Milhares de atendimentos foram realizados pela equipe federal durante os dois de trabalho no Maranhão, que é o quinto estado do país a receber a Caravana.

O governador Carlos Brandão voltou a destacar a disposição do Governo Federal em apoio aos estados e municípios. “Somando tudo são quase 40 órgãos federais aqui, 350 pessoas que se deslocaram de Brasília, em uma decisão do presidente Lula, para destravar o dinheiro de convênios paralisados para transformar em obras, em geração de emprego e renda, e acima de tudo em benefício para a população”, destacou.

Como representante do Governo Federal no segundo dia de atendimentos, o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, afirmou que as ações da Caravana Federativa se estendem para além do período em que a equipe fica no estado visitado.

“Essa relação do Ministério da Saúde com servidores do município do Estado do Maranhão vai perdurar. Não é só aquele momento, para aquele convênio, pois criou-se uma relação, trocou-se contatos. Exemplo é a Caravana da Bahia que ainda hoje os técnicos dos municípios mantém contato para orientações sobre os novos programas e projetos do Governo Federal”, observou André Ceciliano.

Também presente no dia de encerramento dos atendimentos no Ceprama, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, enalteceu a harmonia dos governos federal, estadual e municipais para o desenvolvimento de políticas públicas. Ele fez questão de agradecer o trabalho da bancada federal que tem contribuído com as ações da pasta.

“São emendas individuais e emendas de bancada, no caso das emendas de bancadas, elas são destinadas ao Ministério da Justiça para comprar equipamentos e eu quero agradecer publicamente a bancada federal por essas emendas ao Ministério da Justiça e que em breve resultarão em benefícios para o nosso estado”, disse Flávio Dino.

Ele também anunciou que nas próximas entregas a serem realizadas pelo Ministério da Justiça no Maranhão os municípios serão contemplados com equipamentos para as guardas municipais, uma solicitação feita pelas prefeituras com interlocução da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: