PUBLICIDADE

Arte

Bailarino maranhense é o segundo brasileiro, em 20 anos, a ser selecionado para escola de balé da Ópera de Paris

Marcos Sousa, de 16 anos, ganhou uma bolsa de estudos para a Escola de Balé da Ópera de Paris, uma das mais renomadas do mundo.

Por: Na Mira, com informações do g1 MA | Data: 03/11/2023 13:36
Compartilhar

Marcos Sousa, de 16 anos, se tornou o segundo bailarino brasileiro, nos últimos 20 anos, a ser aprovado para a escola de balé da Ópera de Paris. O maranhense foi aprovado em uma seletiva com bolsa de estudo e vai estudar balé clássico pelos próximos três anos, em Paris.

A última vez que um brasileiro havia sido selecionado para a Escola de Balé da Ópera de Paris foi em 2003. Fundada em 1713 por Louis XIX, a instituição é uma das escolas de dança clássica mais renomadas do mundo. Os alunos se apresentam na Ópera Garnier, um dos cartões postais de Paris por ser considerado uma das obras-primas da arquitetura. O local inspirou a obra "O Fantasma da Ópera".

“Estudar na escola da Ópera de Paris sempre foi um sonho. Foi aí que decidi enviar um e-mail, eles responderam e pediram um vídeo meu fazendo aulas, eu enviei. Depois, eles me chamaram para uma audição em Paris, em maio deste ano, eu fui com tudo e passei. Não acreditei quando soube que meu nome estava lá. Eu ainda nem acredito que consegui uma vaga para estudar na primeira escola de balé do mundo, ainda é meio surreal para mim", contou Marcos ao g1.

Trajetória

Natural de Grajaú, Marcos Sousa é filho de uma empregada doméstica e de um ajudante de serviços gerais. O jovem passou os últimos quatro anos estudando na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), a única filial da instituição fora da Rússia.

O interesse pela dança começou aos 10 anos de idade, quando Marcos começou a participar de uma quadrilha junina em Grajaú. Na ocasião, o coreógrafo e professor de balé Timóteo Cortez percebeu o talento do garoto e lhe ofereceu aulas de balé.

Marcos conta que na época sofreu preconceito da família e abandonou as aulas durante um ano. No entanto, a paixão pela dança era maior e ele decidiu participar, em 2019, da pré-seleção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, alcançando a reta final entre milhares de inscritos.

Seleção para Ópera de Paris

O bailarino maranhense sempre quis estudar na escola parisiense, mas seu sonho começou a se realizar quando ele criou coragem para enviar um e-mail para a instituição pedindo para passar por uma avaliação e foi aceito.

Em maio deste ano, Marcos viajou a Paris, onde foi avaliado pelos professores da escola, que se impressionaram com o talento do jovem e lhe ofereceram uma bolsa de estudos.

Há poucas semanas, o maranhense se mudou para a capital francesa, onde está tendo aulas de balé clássico todos os dias.

"Meu maior desejo agora é conseguir continuar crescendo como bailarino, evoluindo e aprendendo novas técnicas. O balé mudou minha vida, abriu portas que jamais imaginei que seriam possíveis e se puder, quero continuar influenciando tantos outros Marcos que existem por aí, a não desistirem dos seus sonhos", finalizou.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: