PUBLICIDADE

Polícia

PF deflagra operação contra fraudes na aquisições de armas de fogo em Teresina e Caxias

Por determinação da 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

Por: Cidade Verde | Data: 01/08/2022 10:00 - Atualizado em 02/08/2022 08:01
Compartilhar

A Polícia Federal realizou 3 prisões em flagrante por posse ilegal de arma e apreendeu 10 armas entre revólveres e pistolas, durante a execução da 2ª fase da Operaçãi 'Restituere', deflagrada na manhã desta segunda-feira (1). Segundo a PF, houve ainda a apreensão de R$ 24 mil.

Durante a operação foram cumpridos ainda 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de afastamento de funções. A operação 'Restituere' investiga possíveis fraudes em processos administrativos para aquisição de armas de fogo na Superintendência da PF no Piauí.  

Os mandados foram cumpridos em Teresina e na cidade de Caxias (MA), por determinação da 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. 

Na manhã de hoje, as equipes da PF foram aos endereços dos investigados com o objetivo de prender preventivamente a despachante responsável pelas fraudes administrativas constatadas.  Também foram apreendidas armas de fogo adquiridas ilegalmente com base em documentos falsificados. Os afastamentos das funções dizem respeito a um contador, dois instrutores de tiro e uma funcionária terceirizada.

De acordo com a PF, as investigações iniciaram no ano de 2020. A primeira fase ostensiva do inquérito policial foi deflagrada em setembro do ano passado,quando foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Teresina/PI.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de falsificação e uso de documentos falsos, corrupção ativa e passiva, além de posse ou porte ilegal de arma de fogo, descrito no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), e associação criminosa.

O nome da operação, “Restituere”, que significa “restituir por inteiro” e “devolver a coisa no seu estado primitivo”, refere-se ao objetivo principal das investigações que foi recuperar as armas adquiridas por meio fraudulento.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: