PUBLICIDADE

Internacional

Nasa lança missão para atingir asteroide como teste contra ameaças futuras

Uma sonda se chocará contra o satélite Dimorphos, que orbita o asteroide Didymos, a uma velocidade de quase 25 mil quilômetros por hora – o suficiente para alterar a trajetória dele. Cientistas querem aprender como evitar uma possível colisão com a T

Foguete Falcon 9, da SpaceX, decola com sonda que irá se chocar contra asteroide — Foto: Bill Ingalls / NASA / via AFP Photo

A agência espacial americana lançou nessa terça-feira (23) uma missão com o objetivo de proteger o planeta de futuras ameaças.

A sonda Dart foi lançada da Terra para se chocar contra um asteroide a uma velocidade de quase 25 mil quilômetros por hora – o suficiente para alterar a trajetória dele.

Foguete Falcon 9 da SpaceX decolou da Califórnia. Transmitido ao vivo pela NASA, a espaçonave que carrega a sonda experimental, decolou às 22h21 (6h21 GMT) da Base da Força Espacial de Vandenberg.

Calma! É só um teste

Mas calma, é só um teste - bem diferente da ficção, quando a vida em nosso planeta estava sob ameaça de destruição.

Os cientistas da Nasa afirmam que, nos próximos 100 anos, nenhum asteroide capaz de causar estragos vai chegar perto da Terra. O que eles querem é aprender desde já como evitar uma possível colisão num futuro distante.

O alvo é o satélite Dimorphos, que tem o tamanho de um campo de futebol e orbita o asteroide Didymos – que é cinco vezes maior.

O choque vai ser a 11 milhões de quilômetros da Terra.

O impacto, esperado para setembro de 2022, será tão intenso que vai criar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: