PUBLICIDADE

Caxias

Colaboradores do SAAE participam de ação educativa da campanha Novembro Azul

Atividade é uma parceria da autarquia e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Saúde do Homem.

Por: Ascom/ SAAE | Data: 24/11/2021 04:53 - Atualizado em 24/11/2021 04:54
Compartilhar

No mês dedicado à saúde do homem, os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias participaram, nessa terça-feira (23), de uma roda de conversa sobre o câncer de próstata e pênis. 

A atividade é uma parceria da autarquia e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Saúde do Homem. Os acadêmicos de Enfermagem da Unifacema também participaram da ação. 

“É importante a gente ter vivências de educação e saúde, porque o enfermeiro é protagonista neste sentido. É por meio dele que ocorrem as ações de prevenção, promoção e assistência ao paciente. E desde a graduação, já estamos nos preparando, tendo essa vivência para ter mais confiança”, ressaltou a acadêmica Lara Beatriz.

Na oportunidade, os colaboradores do SAAE foram orientados para a realização de exames preventivos, receberam informações sobre os fatores de risco, além de dicas de como ter uma vida mais saudável e, assim, prevenir a doença.

“A prevenção do câncer de próstata pode ser feita por meio da UBS mais próxima de casa, o homem deve realizar o exame de sangue (PSA) e também por meio do toque retal. Os dois exames em conjunto aumentam a chance de diagnóstico precoce, cura e sobrevida do paciente. A partir dos 40 anos, o homem já tem uma idade de risco, portanto já deve procurar ajuda médica e fazer regularmente as consultas preventivas”, orientou o acadêmico Francisco Ítalo.

Durante a atividade, as colaboradoras do SAAE também compartilharam experiências sobre a doença. 

“No meu caso, o médico que me acompanhava não fazia toques, realizava apenas o exame de PSA que estava dentro do índice de normalidade. Então, eu procurei outro profissional que realizou o toque e foi detectado um nódulo na próstata que após a biópsia foi constatado o câncer. E hoje, 10 anos depois, eu continuo normal, com o PSA zerado e com a doença sob controle. Realizo meus exames semestralmente, mudei muitos comportamentos como a alimentação e o modo de viver”, relatou o coordenador de engenharia do SAAE, José Antônio Pereira.

A roda de conversa faz parte da programação da campanha Novembro Azul, promovida pela prefeitura de Caxias.

“Boa parte dos homens aqui está dentro da idade de risco da prevalência do câncer de próstata, por isso é importante essa atividade de educação continuada para conscientizar, dialogar e ouvir os questionamentos deles e, assim, mostrar os serviços oferecidos pelo município para que eles possam ter acesso a consultas e exames preventivos. O câncer de próstata pode ser prevenido por meio do exame de rotina, principalmente pra quem já passou dos 40 anos. O câncer de pênis pode ser prevenido com a higiene pessoal. Além da conscientização sobre os hábitos nocivos para a saúde, como o fumo e o álcool, que associados à idade podem colaborar para o surgimento do câncer”, alertou o coordenador da Saúde do Homem, Thiago Moreira.

Para o coordenador de Produção e Qualidade do SAAE, o químico industrial Edson Mauro, a atividade é uma oportunidade de alertar a equipe para os cuidados com a saúde. “O homem, no geral, tem a cultura de não procurar a prevenção, ou seja, não procurar as unidades de saúde para exames preventivos. Por isso, é muito louvável essa ação do SAAE em parceria com a prefeitura, por meio dos órgãos de saúde, para orientar os homens, ajuda-los a refletir sobre a saúde e os hábitos de vida, afinal ele não está sozinho, a família depende dele e ele depende da família”.

PUBLICIDADE

Veja Mais

Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: