PUBLICIDADE

Saúde

Caxias solicita mais doses da vacina contra influenza após alta procura nos postos de saúde

Não há previsão para a chegada de novas doses de vacina.

Por: ASCOM/ Prefeitura de Caxias | Data: 25/03/2020 08:49 - Atualizado em 25/03/2020 08:53
Compartilhar

Apesar da recomendação para que as pessoas não se aglomerassem em locais públicos, em Caxias, os postos de saúde tiveram grande procura nos dois primeiros dias da campanha de vacinação contra a gripe e o estoque zerou, antes mesmo de 48 horas do início da vacinação.

Não foi apenas Caxias que registrou falta nas doses da vacina. 18 cidades da Grande São Paulo, região metropolitana, também tiveram a vacinação interrompida, segundo o Portal G1. Em todo o estado de São Paulo, a vacina faltou em 400 cidades. 

Nesta 1ª etapa, o público prioritário é crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima dos 60 anos e profissionais da saúde.  A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra tipos de influenza (causada pela família de vírus à qual pertence o H1N1) e, justamente por isso, pode ajudar na prevenção, deixando a pessoa mais resistente e com as defesas mais fortes caso seja acometida pela covid-19.

Com a falta da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, já informou à Secretaria de Estado da Saúde, mas não há previsão para a chegada de novas doses de vacina. Diante dessa situação, o órgão orienta a população a ficar em casa e, tão logo seja reabastecido o estoque, o trabalho de imunização vai ser reiniciado.

“Peço que fiquem atentos ao nosso cronograma, pois iremos divulgar outras estratégias de imunização pelos meios de comunicação. Vamos tentar diminuir esse grande fluxo de pessoas nos postos, porque o que está acontecendo é que todo mundo quer ir para as unidades no mesmo dia e, ao invés de estarem se protegendo, na verdade estão se colocando em risco”, frisou Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

ETAPAS

Serão três etapas da campanha em datas e para públicos diferentes. A 2ª etapa terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e particular) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A 3ª etapa, que começa no dia 9 de maio, será para pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio. Em Caxias, devem ser vacinadas 44.084 pessoas nas três etapas da campanha.

PUBLICIDADE

Veja Mais

Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: