PUBLICIDADE

Responsive image

Mário Assunção

Caxias em Pauta

Novo pacto federativo


Nas colunas passadas abordei esse tema como necessário para o Brasil voltar a crescer. Eis que hoje a equipe econômica do Governo Federal apresenta ao congresso, de forma concreta, uma proposta de um novo pacto federativo. Dentre os temas abordados, dois chamam bastante atenção.

Com o fim da Lei Kandir, os impostos arrecadados com as exportações passam a compor os fundos de participações dos estados e municípios. Assim, estima-se que em torno de 500 bilhões de reais nos próximos anos serão distribuídos para os estados e municípios, dando um fôlego as cambaleadas, economias dos estados e municípios. Essa é a notícia boa.

A parte ruim é o fim dos municípios com menos de 5 mil habitantes. Essa ação será ruim por provocar aumento da desigualdade social dentro dos municípios, uma vez que os as áreas dos municípios extintos serão absorvidas por municípios maiores vizinhos. Os municípios maiores receberão mais recursos que terão que ser aplicados na sua extensa área territorial que será criada.

Imagine que uma cidade pequena tem seus prefeitos e vereadores tentando, diuturnamente, resolver os problemas dos seus munícipes. Portanto, com o fim dos municípios menores, suas sedes passarão a ser vilas dos municípios maiores, tornando mais distantes os poderes executivos e legislativos e dificultando a resolutividade dos problemas.

Outro viés a ser questionado é a saúde financeira dos municípios maiores que, muitas vezes, já em dificuldade, utilizarão as receitas extras para tentar colocar as contas em dias, deixando o território do município extinto sem suas demandas atendidas.

O Congresso Nacional terá que analisar com muito critério e responsabilidade para tomar uma decisão de grande envergadura. 


Comentários


Colunas anteriores

O retorno das universidades e faculdades

Com a redução dos números de casos e mortes pela pandemia o Brasil, começa a pensar protocolos de retorno de todas as atividades. O estado do Maranhão e Caxias conseguiram de forma profilática e terapêutica achatar a curva de crescimento do Covid-19 e vivemos hoje a redução maciça do número de casos e óbitos. Podemos observar a redução da ocupação dos leitos de UTI...
Continuar lendo
Data:19/08/2020 10:23

Afinal, o que esperar do retorno das aulas presenciais?

Após vários meses paradas, as escolas terão que se adequar aos novos tempos. Segundo uma pesquisa da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, o coronavírus deve continuar circulando pelo mundo pelos próximos dois anos. Isso significa que, mesmo que a pandemia retroceda no Brasil, o retorno das aulas presenciais exigirá o máximo de cautela para que este ambiente não se torne um foco de transmissão da...
Continuar lendo
Data:12/08/2020 17:01

Educação em tempos de pandemia

Vivemos momentos difíceis que irão ficar marcados na memória das pessoas. Uma geração inteira marcada pelo Covid-19 e sofrendo seus efeitos ao longo dos anos. Em entrevista coletiva concedida na sede das Nações Unidas, o secretário geral António Guterres disse que uma das consequências mais devastadoras para a próxima geração é o fechamento das escolas. Segundo a ONU, até meados de julho, as...
Continuar lendo
Data:06/08/2020 15:31

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: