PUBLICIDADE

Responsive image

Mário Assunção

Juntos pela cidade que a gente quer

Novo pacto federativo


Nas colunas passadas abordei esse tema como necessário para o Brasil voltar a crescer. Eis que hoje a equipe econômica do Governo Federal apresenta ao congresso, de forma concreta, uma proposta de um novo pacto federativo. Dentre os temas abordados, dois chamam bastante atenção.

Com o fim da Lei Kandir, os impostos arrecadados com as exportações passam a compor os fundos de participações dos estados e municípios. Assim, estima-se que em torno de 500 bilhões de reais nos próximos anos serão distribuídos para os estados e municípios, dando um fôlego as cambaleadas, economias dos estados e municípios. Essa é a notícia boa.

A parte ruim é o fim dos municípios com menos de 5 mil habitantes. Essa ação será ruim por provocar aumento da desigualdade social dentro dos municípios, uma vez que os as áreas dos municípios extintos serão absorvidas por municípios maiores vizinhos. Os municípios maiores receberão mais recursos que terão que ser aplicados na sua extensa área territorial que será criada.

Imagine que uma cidade pequena tem seus prefeitos e vereadores tentando, diuturnamente, resolver os problemas dos seus munícipes. Portanto, com o fim dos municípios menores, suas sedes passarão a ser vilas dos municípios maiores, tornando mais distantes os poderes executivos e legislativos e dificultando a resolutividade dos problemas.

Outro viés a ser questionado é a saúde financeira dos municípios maiores que, muitas vezes, já em dificuldade, utilizarão as receitas extras para tentar colocar as contas em dias, deixando o território do município extinto sem suas demandas atendidas.

O Congresso Nacional terá que analisar com muito critério e responsabilidade para tomar uma decisão de grande envergadura. 


Colunas anteriores

Sobre a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Caxias

O Ministério Público (MP) é um órgão colegiado que tem a função de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Ele é como se fosse um irmão da Câmara Municipal. Nada mais justo e digno que o MP tenha uma sede nova, uma vez que a sede dele já tinha mais de 20 anos que foi construída, com as evoluções tecnológicas e o aumento das promotorias em Caxias. Foi...
Continuar lendo
Data:14/11/2019 08:12

Novo pacto federativo

Nas colunas passadas abordei esse tema como necessário para o Brasil voltar a crescer. Eis que hoje a equipe econômica do Governo Federal apresenta ao congresso, de forma concreta, uma proposta de um novo pacto federativo. Dentre os temas abordados, dois chamam bastante atenção. Com o fim da Lei Kandir, os impostos arrecadados com as exportações passam a compor os fundos de participações dos estados e municípios. Assim, estima-se...
Continuar lendo
Data:07/11/2019 12:34

Candidatos a candidatos

Todo período de pré-campanha a história se repete em Caxias. Existe uma enxurrada de pessoas querendo se lançar candidatos a prefeito ou a vereador. Reuniões e mais reuniões acontecem para formação de grupos. Pesquisas qualitativas e quantitativas são realizadas para sentir a vontade do povo, que será o fiel depositário dos próximos governantes do Executivo e Legislativo. Os cientistas políticos veem...
Continuar lendo
Data:31/10/2019 17:35

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: