PUBLICIDADE

Educação

IFMA Caxias oferta 360 vagas em cursos para mulheres

As inscrições gratuitas para nove cursos podem ser feitas até o dia 02 de fevereiro.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias lançou edital com oferta de 360 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Oferecida na Linha Mulheres no Mundo do Trabalho – Mulheres Mil, a ação tem como proposta viabilizar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à qualificação profissional com vistas à elevação de escolaridade, inserção no mundo do trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais. A ação também valoriza os saberes individuais e coletivos, incentiva o empreendedorismo e a conquista de autonomia.

São nove cursos: Auxiliar Administrativo (160h); Auxiliar de Biblioteca (160h); Auxiliar de Fiscalização Ambiental (160h); Auxiliar de Saúde Bucal (375h); Cervejeiro (200h); Cuidador de Idoso (220h); Cuidador Infantil (160h); Garçom (200h); e Língua Brasileira de Sinais – Libras (160h). Saiba mais sobre os cursos aqui.

Para candidatar-se a uma vaga, a interessada deverá identificar-se do gênero feminino (ou possuir identidade social); ter, no mínimo, 15 anos; e possuir, no mínimo, Ensino Fundamental incompleto.

No ato da inscrição, a candidata deve apresentar todos os documentos solicitados no Edital nº 029/2022. Logo após a inscrição, a candidata participa de entrevista baseada nos seguintes itens: a) Compatibilidade entre os interesses e as intenções da candidata e o perfil profissional do curso; e b) Experiência em ocupações da área a que pertence o curso.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos locais de oferta dos cursos – consulte aqui o edital de abertura. As inscrições para todos os cursos podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres; Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; e no IFMA Campus Caxias. Antes de se dirigir ao local de inscrição, a comissão recomenda uma leitura atenta do edital, conferir os documentos e comparecer no horário de atendimento de cada instituição.

 No dia 10 de fevereiro, o IFMA divulgará a relação das candidatas aprovadas. Os dias e horários de funcionamento do curso serão definidos a partir do perfil e da disponibilidade das alunas. As aulas inaugurais dos cursos serão realizadas entre 14 e 23 de fevereiro.

Para mais informações, clique aqui e acesse a página do processo seletivo. O edital também está disponível na página “Inscrições Abertas”.

Saiba mais – A qualificação ocorre no âmbito da Linha Mulheres no Mundo do Trabalho – Mulheres Mil, iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação. Em Caxias, o IFMA conta com vários parceiros, como a Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura, através das Secretarias de Políticas para Mulheres; de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; e de Educação, Ciência e Tecnologia. No âmbito institucional, o parceiro é o Centro de Referência Tecnológica (Certec).

Por meio da qualificação profissional, o IFMA pretende  impulsionar a economia, fortalecer a empregabilidade, a inclusão produtiva e a geração de renda. O curso de formação inicial e continuada também é um diferencial para a carreira e para o crescimento profissional, trazendo conhecimento, oportunidades e melhorias na remuneração.

Informações sobre o Programa podem ser obtidas aqui.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: