PUBLICIDADE

Caxias

Carvalho Júnior, Teixeira Mendes e Laura Rosa serão homenageados pela prefeitura

Entronização na Praça do Pantheon será no próximo dia 31 de outubro.

Por: Ascom/ Prefeitura de Caxias | Data: 25/10/2021 16:26 - Atualizado em 25/10/2021 16:26
Compartilhar

Já estão em Caxias, no rol de entrada da Prefeitura Municipal em exposição, e serão entronizados na Praça Dias Carneiro, a Praça do Pantheon, no próximo dia 31 de outubro, os bustos de nomes da educação e da literatura que serão homenageados no município: Carvalho Júnior, poeta e escritor caxiense, vítima da Covid-19 em 2021; professora Laura Rosa, poetisa e incentivadora da criação da Academia Caxiense de Letras e primeira professora normalista de Caxias; e Raimundo Teixeira Mendes, autor das palavras "Ordem e Progresso" que constam na Bandeira do Brasil, retirada do lema positivista.

Um busto de Antônio Gonçalves Dias também está em exposição no rol de entrada da prefeitura, porém este irá para a Academia Caxiense de Letras.

“Nós temos a Praça do Pantheon que é uma praça tradicional da cidade que conta com o Pantheon caxiense. Neste primeiro momento, em comemoração aos 210 anos da elevação de Caxias, de Arraial das Aldeias Altas à Vila de Caxias, nós vamos entronizar os bustos de Carvalho Junior, Teixeira Mendes e professora Laura Rosa. Essa data vai ficar cravada em nossos corações e na nossa cultura”, diz  Léo Barata, secretário municipal de Cultura.

“Esses novos bustos, se juntarão aos de Gonçalves Dias, Coelho Neto, Vespasiano Ramos e Francisco Dias Carneiro, que já estão afixados. Para dar essa caraterística tão marcante do povo caxiense, teremos mais três grandes nomes: do poeta Carvalho Júnior, da professora Laura Rosa, e também de Raimundo Teixeira Mendes, que se eternizou na Bandeira do Brasil”, destaca o coordenador de Patrimônio Histórico de Caxias, Wybson Carvalho.

O trabalho foi encomendado pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.  As obras de arte foram esculpidas pelo artista plástico ludovicense Eduardo Sereno. A ação também faz parte do projeto "Caxias Mais 200".

“Esta ação está dentro do projeto Caxias Mais 200, haja vista que daqui há dois anos Caxias comemora os 200 anos de Gonçalves Dias, quanto da Adesão de Caxias à Independência do Brasil. Só está sendo possível a entronização desses bustos graças a Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico, ao nosso Departamento do Patrimônio Histórico e claro, da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que conseguiu reverter multas do Patrimônio Histórico em ações benéficas para a cidade”, frisa o secretário Léo Barata.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: