PUBLICIDADE

Educação

Egressa do IFMA Caxias participa de pesquisa sobre nova espécie de minhoca no Maranhão

Estudo foi realizado por pesquisadores do IFMA e da Universidade Estadual do Maranhão.

 

 

Uma pesquisa, desenvolvida por professores e estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), descreveu uma nova espécie de minhoca do gênero Rhinodrilus (Rhinodrilidae, Clitellata) e novos registros de espécies de minhocas da transição Amazônia-Cerrado-Caatinga no estado do Maranhão.

O estudo foi publicado na Revista Zootaxa, um dos principais periódicos internacionais nas áreas de zoologia e taxonomia. Ele foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA) e teve o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O artigo leva a autoria de Anny Mykaelly de Sousa (ex-estudante do IFMA Campus Caxias e mestranda em Agroecologia pela UEMA), Regia Maria Reis Gualter (professora do IFMA), Sandriel Costa Sousa (estudantes da UEMA), Guillaume Xavier Rousseau (professor da UEMA) e Luis Manuel Hernández-García (pós-doutor e coorientador no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da UEMA).

“Até o presente momento, o único trabalho de minhocas registrado com previsão para região Leste Maranhense é o nosso”, destaca Anny Sousa.

A pesquisa está disponível no volume 4810, Nº 1, de 9 de julho de 2020, da Revista Zootaxa.

Clique  aqui para conhecer o estudo na íntegra.

Anny Sousa (segunda à direita) e a equipe de laboratório do IFMA durante a pesquisa ainda na graduação em Caxias

De acordo com Anny Sousa, o estudo teve início ainda no curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA Campus Caxias. “Esse trabalho é fruto da minha pesquisa durante a graduação, sob orientação da professora Régia Gualter, e, agora, dos meus orientadores do mestrado”, disse. “Um passo importante nesses últimos anos para concretização dessa pesquisa foi a oportunidade de estagiar no Campus da UEMA, em São Luís, em 2018. Naquele período, desenvolvi estudos e pesquisas sobre meu trabalho monográfico, no caso, taxonomia de minhocas”, ponderou a ex-aluna do IFMA Campus Caxias.

No artigo, os pesquisadores descrevem uma nova espécie do gênero Rhinodrilus da transição entre os biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga no Maranhão. O Rhinodrilus antonioi possui cerdas irregulares na região posterior do corpo, espermatecas sem divertículos, tubérculos pubertatis em forma de faixa estendida na linha BC em XXI – XXV e clitelo em XIV – XXVII.

Cinco novos registros são relatados para a região: Dichogaster bolaui, Liodrilus mendesi, Pontoscolex (Pontoscolex) corethrurus, Urobenus brasiliensis e Urobenus petrerei.

As minhocas foram coletadas em mata ciliar na estação chuvosa de fevereiro de 2019.  Os espécimes coletados foram conservados em álcool 99%. O holótipo (espécime físico que o autor do taxon designou no momento da descrição como sendo o material no qual esta se baseou) e os parátipos (espécimes em depósito, que não o holótipo, usado na descrição de um taxon) estão depositados no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA).

“Como ressaltei, a nova espécie encontrada foi também parte do trabalho monográfico realizado no IFMA, na Área de Preservação Ambiental (APA) do Inhamum e no Povoado Santa Teresa, ambos em Caxias”, frisou Anny Sousa. “Atualmente, a região está sendo convertida para a agricultura em larga escala, o que pode causar graves perdas na fauna e diversidade da flora local, ainda pouco estudada”, alertam os pesquisadores.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: