PUBLICIDADE

Geral

Homem que humilhou entregador já se envolveu em confusão no condomínio

Esta semana, dois flagrantes viralizam na internet e provocaram indignação e revolta.

Por: G1/ Fantátisco | Data: 10/08/2020 08:21 - Atualizado em 10/08/2020 08:30
Compartilhar

Dois flagrantes de racismo provocaram indignação nesta semana. Um Matheus no Rio de Janeiro e outro Matheus em São Paulo. O Matheus do Rio só queria trocar o relógio que comprou de presente para o pai. O Matheus do interior de São Paulo só queria fazer o seu trabalho como entregador.

Agressor: Seu lixo. Você tem inveja dessas famílias aqui.
Matheus: Eu também posso ter a mesma coisa que o senhor.
Agressor: Você tem inveja disso aqui (mostra a pele). Você nunca vai ter. Você trabalha de motoboy, filho.
Matheus: E daí?
Agressor: Você trabalha de motoboy. Você é semianalfabeto, moleque.

“Ele começou a me xingar de preto, mexer no braço, tipo, falar ‘ó a minha cor, é diferente da sua’. O objetivo dele era me menosprezar, dizer que eu era menor que ele”, relata o motoboy Matheus Pires Barbosa.

Ele foi fazer uma entrega na casa de Mateus Almeida Prado, num condomínio de Valinhos, no interior de São Paulo. Por causa da pandemia, o entregador tentou deixar a encomenda na portaria e aí começou a confusão. "É a segunda casa, não tinha motivo, eu não quis subir. Foi o que eu comentei com ele, que ele não era bem falado. Fiz esse comentário em tom de brincadeira, para tentar quebrar o gelo, porque eu vi que ele estava estressado", diz Matheus.

De acordo com o motoboy, o dono da casa costuma ser mal educado com os entregadores. "Começou falando que eu era moleque, que eu não tinha direito de falar isso pra ele. Que ele era rico, que eu era pobre, motoboy. Teve até o momento que ele fez a expressão se fazendo de macaco, batendo no peito. Quando ele falou que eu era preto, que eu era motoboy, percebi que ele estava cometendo um crime."

Em outra ocasião, Matheus Pires já tinha sido agredido verbalmente pelo mesmo morador por causa da demora numa entrega. "O aplicativo mostra o endereço exato para a gente ir. E deu em outro lugar. Deu em uma rua mais embaixo. Eu procurei na internet onde era a casa dele e cheguei um pouco atrasado. Daí ele disse pra mim: você é burro, você não sabe o lugar?"

A confusão mais recente durou pelo menos duas horas. Mas o vídeo que viralizou nas redes sociais gravado por vizinhos tem poucos minutos e não mostra tudo. “Ele cuspiu em mim, pegou notinha do restaurante e jogou em mim dizendo que eu era lixo. O objetivo dele era me menosprezar. Meu maior medo era ele realmente me agredir”, conta o motoboy.

"Não podemos esquecer que o racista sempre quer matar o outro, e quando eu digo matar o outro é matar a dignidade, a autoestima, o orgulho. E hoje em dia cada vez mais nós, negros ou pardos, nós temos orgulho das nossas raízes, e a conduta do Matheus e a reação do Matheus é impressionante por causa disso: ele não perde a paciência, ele não hostiliza, ele não vai às vias de fato. Ele simplesmente diz: mas porque você faz isso? Ah, eu tô trabalhando, eu não tenho inveja de você", explica Fabiano Machado.

O Matheus motoboy chamou a Guarda Municipal e os dois foram parar na delegacia. "Perante o delegado, ali na delegacia, ele me chamou de favelado e coisas do tipo."

O episódio gerou uma onda de revolta nas redes sociais em todo país e principalmente na cidade. Muita gente passa em frente ao condomínio onde tudo aconteceu protestando contra o agressor. Isso gerou, inclusive, insegurança. O condomínio fixou um cartaz dizendo que os “moradores não compactuam com o morador em questão” e a PM precisou ser chamada.

O pai do agressor alegou que o filho sofre de esquizofrenia. Na delegacia, apresentou um atestado médico de tratamento. O pai disse, em nota, que Mateus recebeu educação para tratar com respeito o próximo, independente de classe social, credo ou raça. Valores que lhe foram furtados pela esquizofrenia. E pediu desculpas ao motoboy, sua família e todos os trabalhadores que se sentiram atingidos com o episódio.

O Fantástico ouviu um psiquiatra que já cuidou de Mateus Prado. Ele confirmou o diagnóstico de esquizofrenia paranóide. Outro psiquiatra da USP, Paulo Clemente Sallet, diz que o comportamento do agressor precisaria de investigação mais detalhada, mas afirmou que, no vídeo, o rapaz não parecia estar em surto psicótico.

"Aparentemente, no fragmento apresentado, esse rapaz não estava em surto psicótico. Ele tinha capacidade mental, cognitiva e de autocontrole, que é demonstrado nas atitudes que ele tem no vídeo. Pela expressão verbal, pelos gestos e pela atitude que se vê no vídeo, eu afirmaria que esse rapaz no momento da agressão não parecia estar numa crise psicótica", afirma Sallet.

Não é a primeira vez que o agressor se envolve em confusão no condomínio. Há dois anos, em outro vídeo, dá para ver ele atirando pedras contra o carro de uma vizinha. Ela disse que, depois do episódio, se mudou porque ficou com medo do vizinho.

"Ele vai ser processado criminalmente e vai ser processado civilmente pelo dano que causou ao nosso cliente", fala o advogado de Matheus, Márcio Santos Abreu.

"Eu tentei mostrar pra ele que quem faz o nosso caráter é a gente, e ele achou que por ele ser rico, por morar num condomínio, e eu ser motoboy, o caráter dele era melhor do que o meu. A gente faz o nosso o caráter com as nossas atitudes", completa Matheus.

No Rio, outro caso de racismo também viralizou na internet e causou comoção. Aconteceu dentro de um shopping e, por coincidência, a vítima também é motoboy e se chama Matheus. O entregador de comida por aplicativo, que presta serviço pros restaurantes do shopping, aproveitou o momento de descanso para fazer uma surpresa para o pai. Ele tinha comprado um relógio para o seu Josenildo, parcelado em oito vezes.

“Eu tinha feito um cartão um dia antes. Eu comprei um relógio nada a ver com o que ele estava falando e pensei em trocar”, conta Matheus Fernandes.

Quando estava esperando para ser atendido na loja de departamento, Matheus percebeu que estava sendo seguido e filmou os dois homens. “Aí foi quando eles avançaram e me puxou: vamos ali, vamos conversar. E eu perguntei: pra que isso? Pra que o senhor vai me tratar como ladrão se eu estou aqui todo dia”.

Ele conta que estava com a nota fiscal, mas os homens nem quiseram ver.

Matheus foi arrastado pelos homens até a escada de serviço, foi derrubado e ameaçado. Ele diz que começou a gritar, pedindo para soltarem ele. O entregador conta que foi derrubado e ameaçado. "Eu só pensava em sair dali. E ele com a pistola na minha cabeça perguntando se eu era maluco, se eu queria morrer."

Foi aí que funcionários e clientes do shopping foram atrás, filmando. As imagens mostram Matheus imobilizado.

Os agressores foram identificados e são policiais militares. Um deles é do batalhão de choque, tropa de elite do Rio de Janeiro. O Fantástico teve acesso aos depoimentos de testemunhas do caso à polícia. O coordenador de segurança do shopping disse ao delegado que investiga o caso que os dois PMs eram “apoio de inteligência” e prestam serviços ao Ilha Plaza.

Eles foram identificados como Diego Alves da Silva, soldado do Batalhão de Choque e Gabriel Guimarães Sá Izaú - sargento lotado no programa segurança presente.

"A abordagem foi totalmente inadequada, ainda mais naquele local, onde aquele jovem não oferecia nenhum risco. Então, essa truculência e essa forma de abordar, de colocar a arma na cabeça de um jovem em razão da sua cor, é uma conduta inadmissível, é o que a gente não espera de um agente público no desempenho das suas funções", diz o delegado Marcus Henrique Alves

A PM disse que a Corregedoria abriu uma apuração sumária para verificar a conduta dos polícias.

"O inquérito foi instaurado pra apurar as circunstâncias de um crime de racismo. Com a descoberta que eles são policiais militares, e atuando como policial numa abordagem policial de forma tão desproporcional, eles responderão por um segundo crime: o crime de abuso de autoridade, da nova lei 13869", explica o promotor Sauvei Lai.

"Isso infelizmente demonstra um racismo que está enraizado ideologicamente, e parte do pressuposto que aquela pessoa negra é uma ameaça. Ela tá ali pra praticar um delito, pra roubar, e por isso precisa ser vigiada, por isso precisa ser seguida, precisa ser coibida, que foi isso que aconteceu com o Matheus", diz o advogado Fabiano Machado.

Em nota, o Ilha Plaza diz que a empresa que fazia a segurança foi afastada imediatamente pela administração do shopping. "A gente está tendo a oportunidade de conversar sobre isso e de as vítimas terem suas vozes serem ouvidas. E dando a oportunidade para a polícia e para o Ministério Público de poder processar esses racistas nos rigores da lei", completa o promotor.

Depois do sofrimento, a mãe de Matheus, Alice Fernandes, só pensa em agradecer. "O rapaz que abriu a porta quando escutou os gritos dele, a pessoa que filmou. A pessoa que gritava: tira ele daí, tira ele daí. Eu queria muito agradecer a essas pessoas, porque como se fossem anjos da guarda colocados naquele momento para cuidar do meu filho", diz emocionada.

E o relógio, que era para ser uma surpresa para o seu Josenildo neste Dia dos Pais, acabou virando um símbolo de resistência ao preconceito. "Foi meu primeiro presente, primeiro trabalho dele. Eu fico feliz com isso que ele me deu", fala Josenildo.

PUBLICIDADE

Veja Mais



Comentários

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: