PUBLICIDADE


APC envia a Câmara Municipal projeto para homenagear caxienses ilustres


Vereador Teódulo Aragão e o urbanista Eziquio Neto

A associação Amigos do Patrimônio Caxiense – APC, na pessoa de seu Presidente o arquiteto e urbanista Eziquio Barros Neto, se reuniu ontem (14/04) com o Presidente da Câmara Municipal de Caxias, Vereador Teódulo Aragão, onde lhe foi apresentada uma proposta de mudança do nome de três logradouros públicos em favor de três ilustres caxienses. E ainda, que a histórica rua que liga as igrejas Catedral e Matriz voltasse a se chamar Rua 1º de Agosto. A ideia é incentivar o conhecimento da história da cidade dando nome de figuras ilustres a espaços urbanos e resgatar nomes tradicionais que até hoje são lembrados.

Três caxienses ilustres

As personalidades escolhidas para iniciar esse processo de incentivo a memória da cidade são três caxienses ilustres que até hoje continuam desconhecidos por muitos cidadãos. São eles: Cesar Marques (médico, intelectual, pesquisador), João Mendes de Almeida (advogado) e Eugênio Barros (Prefeito de Caxias, Governador e Senador pelo Maranhão).

Dois deles são nomes de escolas (Cesar Marques e Eugênio Barros). Cesar Augusto Marques (1826-1900), foi autor do Dicionário Histórico, Geográfico, Topográfico e Estatístico da Província do Maranhão, publicado em 1870. Uma das mais importantes obras da nossa história. Membro de diversas sociedades é o Patrono do Instituo Histórico e Geográfico de Caxias – IHGC. Eugênio Barros nasceu em Matões, em 1898. Mas veio ainda criança residir em Caxias, onde aqui se tornou um dos mais importantes industriais, comerciantes e políticos do Maranhão no século XX. Faleceu no Rio de Janeiro em 1988.

Já João Mendes de Almeida (1831/1898), até o momento, não há nenhuma homenagem a sua pessoa. Importante ativista político em São Paulo, onde foi residir desde jovem, foi eleito Deputado sendo um dos redatores da Lei do Ventre Livre (1871), que tornou livre os filhos dos escravos nascido a partir daquela data. João Mendes de Almeida é nome de praça em São Paulo.

Avenidas escolhidas

As três avenidas que foram escolhidas para homenageá-los têm alguma relação com cada um.

A atual Av. Getúlio Vargas seria renomeada para Av. Cesar Marques. Essa avenida foi aberta na década de 1920 para ligar a cidade até a recém-inaugurada Estação Férrea da linha São Luís – Teresina, atual sede do IHGC, no qual Cesar Marques é seu Patrono.

A AV. Santos Dumont passaria a se chamar Av. Eugênio Barros. Essa trilha era conhecida como Rua do Barrocão, que ligava a cidade até o Aeroporto Eugênio Barros, construído pelo político na década de 1950. A avenida recebeu o nome do pai da aviação na administração do prefeito José Castro, que fez melhoramentos urbanos na região.

A Av. Norte e Sul passaria a ser Av. João Mendes de Almeida. Essa avenida foi construída junto com as obras da Cidade do Judiciário, sendo um logradouro repleto de repartições da área jurídica. Neste ano de 2021, completa-se 190 anos de nascimento de João Mendes de Almeida e nada mais justo que uma avenida repleta de prédios do Poder Judiciário, receber o nome deste importante jurista.

Retorno da Rua 1º de Agosto

No encontro, Eziquio Barros Neto também entregou um Oficio datado de julho de 2019, enviado a Câmara Municipal naquela data, onde solicitava a volta do nome da tradicional e histórica rua 1º de Agosto. Em 2005 a Câmara Municipal mudou seu nome para Rua Comendador Alderico Silva, em homenagem a este importante comerciante que ali residia. Mas até hoje o projeto nunca fora pautado.

Acontece que a cidade já tem outras duas avenidas que se chamam Av. Comendador Alderico Silva. As antigas Avenida Central e Carmosina Coutinho (que dá acesso ao residencial Vila Paraíso). Caso a rua volte a se chamar 1º de Agosto, nosso Alderico Silva não deixará de ter seu nome homenageado em Caxias. Esse documento foi assinado com o apoio da Academia Caxiense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e a Coordenação do Curso de História da UEMA.

Vale lembrar que em 2023, completa-se 200 anos da Adesão de Caxias a Intendência do Brasil. É merecido que esse nome volte novamente a seu devido lugar.


Comentários


Colunas anteriores

Coelho Neto em caricaturas

Se Coelho Neto é o caxiense ilustre com mais registros fotográficos, é provavelmente o mais caricaturado, ilustrado e representado em desenhos nas mais diversas publicações de jornais e revistas. Gonçalves Dias, nosso querido poeta foi igualmente representado, mas isso após sua morte.  Coelho Neto é o que podemos considerar hoje uma celebridade em seu tempo, um “influencer” de sua época. Embora a fotografia...
Continuar lendo
Data:11/02/2022 21:28

A família de Coelho Neto

Coelho Neto e sua esposa Gaby.   “A família é o núcleo ou gérmen da sociedade. Nela é que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter, que é a feição da alma.  É a oficina sagrada onde se prepara, entre o amor e o respeito dos pais e o exemplo dos antepassados, o futuro cidadão. O que se adquire na infância leva-se até a morte. Assim como o corpo se desenvolve na sua...
Continuar lendo
Data:05/02/2022 08:11

Coelho Neto em fotos

Sem dúvidas o nosso intelectual Coelho Neto é o caxiense ilustre mais fotografado de nossa história. Primeiro que o tempo em que ele viveu permitiu presenciar essa maravilha. Inventada em 1826 na França a fotografia chegou ao Brasil por volta de 1840, se tornando popular no final daquele século onde, além das tradicionais posses em perfil, registrava-se momentos de descontração entre familiares e amigos. Com a evolução dos...
Continuar lendo
Data:28/01/2022 11:45

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: