PUBLICIDADE


4 anos sem Nauro


No ano de 2001 a TV Globo elaborou concurso para eleger o ‘brasileiro do século’, pois estava encerrado o século XX e a mídia queria saber qual brasileiro poderia ser a referencia daquele século. Assim, cada filiada da Globo faria o seu concurso local e enviaria o vencedor para representar o estado no concurso nacional. Lembrei-me deste concurso, pois um dos maranhenses que estavam na disputa era Nauro Machado.

Quando eu ainda era estudante universitário em São Luís, gostava de frequentar uma locadora de filmes próximo ao meu apartamento, no bairro Renascença II. Ainda era o tempo de aluguel de DVD que estava começando a substituir as fitas VHS. Gostava particularmente desta locadora, pois diferente das demais que estavam repletas de novidades do cinema, essa tinha mais filmes raros, os chamados ‘cults’, além de musica e documentários. Pouco tempo depois abriu ao lado uma livraria e café bem ao lado da locadora. E sempre que ia até lá encontrava um velhinho sempre disposto, conversando com todos que por ali passava, comentando sobre filmes e livros. Certo dia, tomando um café, um dos atendentes chegou até mim e falou: - tá vendo esse senhor ai? Está concorrendo como um dos maranhenses do século, sujeito muito importante. Era o Nauro Machado.

Não recordo se cheguei a falar mais do que ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’ com Nauro. Mas lembro dele em Caxias na década de 1990 quando participara de alguns eventos literários quando meu pai estava a frente do Executivo Municipal, inclusive também na Academia Caxiense de Letras. Lembro bem que meus pais batiam um bom papo com Nauro naquelas noites caxienses e eu apenas um adolescente a margem daquilo tudo. Com isso eles ganharam diversos livros com dedicatória do Nauro, os quais eu guardo com muito carinho em minha biblioteca.

Ontem (28/11) fez quatro anos que Nauro Machado saiu de seu corpo físico para habitar nas letras poéticas e nas boas memorias daqueles que tiveram o prazer de conhecê-lo, como nosso Wybson Carvalho, seu amigo de décadas.

Estou em São Luís e por coincidência passando bem ao lado de minha antiga morada e daquele ambiente em que sempre via Nauro, de bermuda e pernas cruzadas lendo jornal ou livro.

Nauro Machado não ganhou o concurso de ‘maranhense do século XX’, ficou com João do vale – merecidíssimo. O brasileiro do século XX, eleito nacionalmente, foi o arquiteto carioca Oscar Niemeyer. Mesmo sem prêmio, Nauro Machado é um dos maranhenses do século XX.


Comentários


Colunas anteriores

Coelho Neto em caricaturas

Se Coelho Neto é o caxiense ilustre com mais registros fotográficos, é provavelmente o mais caricaturado, ilustrado e representado em desenhos nas mais diversas publicações de jornais e revistas. Gonçalves Dias, nosso querido poeta foi igualmente representado, mas isso após sua morte.  Coelho Neto é o que podemos considerar hoje uma celebridade em seu tempo, um “influencer” de sua época. Embora a fotografia...
Continuar lendo
Data:11/02/2022 21:28

A família de Coelho Neto

Coelho Neto e sua esposa Gaby.   “A família é o núcleo ou gérmen da sociedade. Nela é que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter, que é a feição da alma.  É a oficina sagrada onde se prepara, entre o amor e o respeito dos pais e o exemplo dos antepassados, o futuro cidadão. O que se adquire na infância leva-se até a morte. Assim como o corpo se desenvolve na sua...
Continuar lendo
Data:05/02/2022 08:11

Coelho Neto em fotos

Sem dúvidas o nosso intelectual Coelho Neto é o caxiense ilustre mais fotografado de nossa história. Primeiro que o tempo em que ele viveu permitiu presenciar essa maravilha. Inventada em 1826 na França a fotografia chegou ao Brasil por volta de 1840, se tornando popular no final daquele século onde, além das tradicionais posses em perfil, registrava-se momentos de descontração entre familiares e amigos. Com a evolução dos...
Continuar lendo
Data:28/01/2022 11:45

PUBLICIDADE

Responsive image
© Copyright 2007-2019 Noca -
O portal da credibilidade
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Criado por: Desenvolvido por:
Criado por: Desenvolvido por: